terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Basta de Sofrimento nos Circos

A comunicação social faz parte do quotidiano dos cidadãos e só passam a informação que melhor lhes convêm.
Um tema que a mim me perturba é quando passam a informação que vai ser apresentada um espectáculo de circo. Transmitem a magia do que conseguem fazer com os animais, que são bem tratados e cuidados com todo o carinho.
Mas na realidade por detrás dos palcos, da presença dos telespectadores os animais vivem em condições precárias /miseráveis, por exemplo: só são lavados em dias de espectáculo, são mal alimentados, mal tratados, passam 24 sobre 24 horas em jaulas encarceradas, são chicoteados e entre outros.
É importante que a comunicação social não transmita só a magia, mas também o que se passa por detrás dos palcos, do dia-a-dia dos animais, pois só assim podemos intervir, chamar a atenção dos tratadores desses animais que é surreal a forma como tratam quem na realidade lhes da vida a ganhar.
De acordo com a pesquisa feita na associação animal pode-se ler a seguinte informação:
As principais conclusões do relatório "Basta de Sofrimento nos Circos" foram:

- animais vivem em condições inadequadas, anti-naturais e de privação;- violência usada para controlar os animais;- vários animais reproduzem comportamentos perturbados e repetitivos;- trabalhadores dos circos a não prestarem atenção nem cuidados de saúde a animais feridos;- quando os circos se deslocam, os animais são mantidos nas suas jaulas de transporte por períodos desnecessariamente longos;- pobres condições de segurança do público.

Sem comentários: